Ecoponto nas Escolas é lançado na Semana do Meio Ambiente
07/06/2013 - Cinthia Abreu
Foto: Fernando Alves
Lançamento do projeto Ecoponto das Escolas aconteceu durante a Conferência de Meio Ambiente
O projeto “Ecoponto na Escola”, desenvolvido pelo Instituto Idahra com apoio do Governo do Estado, foi lançado nesta quinta-feira, 6, durante a realização da 4ª Conferência do Meio Ambiente, etapa de Palmas. O lançamento fez parte da programação da 19ª Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), que acontece até este sábado, 8.
De acordo com o engenheiro ambiental do Instituto, Fernando Nunes, os Ecopontos são postos de coleta de materiais recicláveis que chamam a atenção do público infantil por serem bem ilustrativos, com desenhos confeccionados pelos próprios alunos, durante as oficinas de educação ambiental trabalhada em escolas da Capital. As oficinas se iniciaram ainda no mês de maio, onde, além do concurso de desenho, as crianças puderam aprender a importância da coleta seletiva, por meio de oficinas de reciclagem e palestras.
Participam do projeto as Escolas de Tempo Integral Monsenhor Pedro Pereira Piagem, Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, Escola Municipal Thiago Barbosa e Escola de Tempo Integral Santa Bárbara.
Etapa
Segundo Nunes, os Ecopontos serão entregues nas escolas a partir da próxima semana. “Vamos começar a capacitação com os professores para que eles utilizem os Ecopontos para ensinar sobre a importância da coleta seletiva”, conta o presidente, acrescentando que, após a capacitação dos professores, a equipe da Idahra voltará às escolas para mais um ciclo de oficinas de educação ambiental, palestras, e apresentações culturais, de agosto a dezembro deste ano.
Ainda de acordo com o engenheiro resposável projeto, o objetivo é incentivar a coleta seletiva nas escolas, trabalhando a temática de resíduos sólidos para crianças. “Vamos incentivar a coleta seletiva no ambiente escolar e fora dele e desmitificar a visão errada associada ao lixo”, conta.
Hoje
Nesta sexta-feira, 7, às 14 horas, o projeto terá uma edição especial para os idosos, com oficina para os alunos da Universidade da Maturidade. O projeto “Ecoponto na Escola” é patrocinado pelo Banco da Amazônia, e além do Governo do Estado do Tocantins conta também com apoio da Prefeitura Municipal de Palmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário