Seja bem vindo ao Pratique Natureza!!!!!!!

Esse blog foi feito para quem esta interessado a mudar de vida, e ter uma vida saudavél e sustentavél, venha vizuali-ze curte e aproveite todo o conhecimineto e tenha uma vida boa!!!!

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Benefícios do chá de hortelã

O período mais gelado do ano está aí e nada melhor do que um chazinho para ajudar a aquecer. Além disto, muitos deles têm propriedades extremamente benéficas à saúde e ao bom funcionamento do organismo.
O chá da vez é o de hortelã, que é velho conhecido das vovós! A hortelã também pode ser usada como tempero de refeições ou como ingrediente para sucos. Ela possui vitaminas A, B e C e minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. O chá é um ótimo digestivo, calmante, anti-inflamatório e ajuda nos problemas intestinais e estomacais.
É natural, mas tem os seus efeitos colaterais e pessoas com cálculos biliares, gestantes ou lactantes e crianças com menos de 5 anos e em fase de amamentação devem tomar cuidado e consultar um especialista antes do consumo pois, se usada inadequadamente, os possíveis benefícios viram danos.
Na hora de comprar, opte pelas folhas bem verdes e inteiras. Folhas amareladas não são boas para o consumo e as desidratadas perdem as propriedades, então utilize sempre a erva fresca. Muita gente planta em casa mesmo!
Veja como preparar o chá:
Separe 10 folhas de hortelã, coloque para ferver em 200 ml de água, deixe ferver por 3 minutos, coe e tome na hora. Adoce a gosto.
Leia também

Ambientalistas alertam para perigos do aumento no consumo de carne

Ambientalistas alertam para perigos do aumento no consumo de carne

Estudo prevê que crescimento da demanda contribuirá para aumento do desmatamento de florestas e encarecimento de alimentos básicos. Produção em grande escala ameaçaria meio ambiente e prejudicaria os mais pobres.

Ambientalistas alertam para perigos do aumento no consumo de carne
Ambientalistas alemães alertam que o aumento mundial do consumo de carne contribui para a destruição do meio ambiente e prejudica a população mais pobre. Segundo um estudo preparado pela organização Bund, a Fundação Heinrich Böll, ligada ao Partido Verde alemão, e o jornal francês Le Monde Diplomatique, até meados deste século, agricultores e empresas agrícolas em todo o mundo terão que aumentar sua produção dos atuais 300 milhões para 470 milhões de toneladas de carne para satisfazer a demanda global.

O Fleischatlas ("Atlas da Carne"), divulgado na quinta-feira, é uma coletânea de dados sobre o consumo e a produção de carne no mundo. Através de estatísticas, textos e gráficos, o documento, publicado pelo segundo ano seguido, busca alertar para os efeitos colaterais do crescimento dessa indústria.

A publicação aponta que, enquanto na Europa e nos Estados Unidos o consumo de carne vem estagnando, nos países em desenvolvimento, ele aumenta – impulsionado sobretudo pela crescente classe média.

Até 2022, cerca de 80% do crescimento no setor serão originados dessas economias, principalmente na Ásia. Também no Brasil e na África do Sul − integrantes dos chamados países Brics, juntamente com Rússia, Índia e China −, a demanda deve subir em ritmo constante.

Para poder saciar a demanda e alimentar os animais, só a produção de soja teria que ser quase duplicada, passando dos atuais 260 milhões de toneladas para 515 milhões de toneladas. Esse desenvolvimento pode acarretar um aumento do desmatamento de florestas para ampliação de espaços destinados a pecuária ou a monoculturas de grãos para produção de ração animal.

Danos ao meio ambiente

As consequências são, de acordo com os autores do estudo, uma produção de carne em grande escala que provoca, cada vez mais, efeitos colaterais indesejados, como uso abusivo de antibióticos e de hormônios de crescimento. O texto também alerta para um crescente uso de terras aráveis ​​para a produção de ração animal, o que reduziria as áreas destinadas à plantação de alimentos, causando, consequentemente, um aumento do preço de produtos da cesta básica.

"Cerca de 70% das áreas cultiváveis no mundo já são utilizadas para o plantio de ração animal", critica a especialista da Bund Reinhild Benning. O estudo observa que essas áreas poderiam ser utilizadas mais eficientemente para produzir alimentos para pessoas.

Também são citadas ameaças para o solo, para os lençóis freáticos e o aumento da contaminação ambiental através de pesticidas. Além disso, a publicação prevê o aumento dos preços dos alimentos básicos, devido à diminuição das áreas cultiváveis para comida destinada ao consumo humano.

"Mais pobres pagam a conta"

Barbara Unmüssig, diretora na Fundação Heinrich Böll, critica as dimensões "cada vez mais absurdas" da industrialização da produção de carne, que levam a uma competição entre ração animal e cultivo de alimentos para a população.

Ela lembra que atualmente, só na produção europeia de carne, já são necessários cerca de 16 milhões de hectares para cultivo de soja. A especialista prevê um grande encarecimento dos alimentos caso a produção anual de carne chegue aos 470 milhões de toneladas prognosticados pelo Fleischatlas.

"A ração necessária para alimentar a produção adicional de 150 milhões de toneladas de carne por ano levará a uma explosão dos preços de terras e de alimentos", alerta Unmüssig. "A conta para a fome global por carne é paga pelos mais pobres, que são levados a sair de suas terras e cada dia podem comprar menos alimentos, devido aos altos preços", prevê.

Ela pede uma mudança de costumes, principalmente na Alemanha, país que está entre os líderes na Europa no consumo e produção de carne. O consumo per capita no país é de 60 quilos por ano, tendo apresentado uma ligeira queda de 2,5 quilos. Ela pede que os alemães passem a comer carne somente uma vez por semana.

9 Alimentos que nos acostumamos a lavar de maneira errada

Todo mundo que se preocupa com a saúde sabe como é importante lavar os alimentos, antes de usá-los. Pode parecer uma tarefa muito simples, pois você só precisa abrir a torneira e enxaguar o produto. Mas mesmo essa simples questão tem suas sutilezas e complexidades.
Legumes congelados
Os legumes congelados em embalagens muitas vezes facilitam a vida de quem trabalha fora; basta colocá-los em uma panela e cozinhar. Mas isso também tem segredo. Antes de serem congelados são preparados sob um fluxo muito forte de água. É por isso que muitas pessoas não os lavam antes de cozinhar, o que é apropriado, desde que o alimento seja preparado em alta temperatura.
No entanto, se você preferir os legumes “al dente”, então vale a pena lavá-los e prepará-los como se fossem frescos, especialmente se estiverem sido congelados de forma independente ou comprados a granel. No entanto, na última opção, o produto deixou livre acesso para as bactérias e mãos sujas.

Arroz

Todos os tipos de arroz devem ser lavados de três a quatro vezes antes de cozinhar, especialmente os grãos longos. E o ponto aqui não é a possível poeira ou outros contaminantes, mas o amido na superfície dos grãos. É por isso que o arroz cozido gruda, empapando, e ficando pouco apetitoso, enquanto o previamente lavado fica com uma aparência e textura ideais, com os grãos bem soltinhos. Também vale a pena lavar outros cereais que contenham amido, como o milho ou o trigo várias vezes, até que a água fique límpida, para que o resultado final não seja de um produto pegajoso.

Mexilhões e ostras

Qualquer tipo de marisco deve ser bem lavado, mesmo que tenha sido comprado congelado. O fato é que a areia e os bichos podem se acumular dentro das conchas. A sujeira vem à superfície quando o alimento é preparado e pode “temperar” o prato, mas com certeza você não precisa de tais “condimentos” com aquela textura arenosa.

Leite e produtos lácteos

As caixas e as garrafas de leite, os potes de iogurte e outros produtos líquidos também devem ser lavados antes de serem abertos. O leite da prateleira do supermercado fica disponível para todos que quiserem olhar à procura da data de validade ou do produto adequado.
Em seguida, a embalagem vai passar pela caixa registradora, cuja limpeza também é duvidosa. Assim que abrimos o produto, a entrada de bactérias pela superfície é livre, por isso é melhor enxaguar bem a embalagem antes de abri-la.

Peixes

Não é necessário enxaguar o peixe cru se você não for comê-lo dessa maneira. Ao cozinhá-lo, todas as bactérias são mortas pela ação da alta temperatura, mas, durante a lavagem, elas podem se mover para qualquer outra superfície da cozinha. É por isso que é necessário lavar bem as mãos, a tábua de cortar e a faca, logo depois de manusear o peixe.

Repolho

A couve-flor, o brócoli e o repolho vermelho ou o branco devem ser lavados cuidadosamente. No caso da couve-flor e do brócoli, as folhas e flores devem ser separadas e cada uma deve ser lavada individualmente. Com o repolho vermelho e branco tudo é mais interessante. Em primeiro lugar, quando lavar, é necessário remover as duas ou três folhas superiores, uma vez que o pó e a terra podem estar grudados nelas. As bactérias e os insetos podem ser removidos com a ajuda de água com vinagre. Coloque o repolho na água com vinagre por alguns minutos e depois enxágue novamente com água, para que fique completamente limpo.

Bebidas em lata

Tomar refrigerante ou suco enlatado é muito bom, especialmente em um dia quente: o recipiente de alumínio contribui para o bom resfriamento da bebida, o que a deixa mais deliciosa. No entanto, não se apresse em levar a lata aos lábios: em muitos casos, as bebidas chegam às lojas em veículos empoeirados e qualquer um tem acesso livre a elas. Se possível, lave a tampa e todo o recipiente, ou limpe com um guardanapo. De qualquer forma, a melhor opção é servir a bebida em um copo.

Folhas

A alface, a rúcula e em geral todas as folhas verdes são muito deliciosas e saudáveis. Mas se você não comprar legumes preparados, então é muito importante lavar as folhas com cuidado. Para evitar a terra entre as folhas, você deve segurar a alface e ou rúcula em suas mãos e mergulhá-la por alguns minutos na água fria. Em seguida, retire as folhas da água e as coloque em papel toalha, para remover o excesso de líquido. E, pronto, você pode comer as folhas sem preocupações.

Maçãs

As frutas sazonais colhidas localmente geralmente não precisam ser transportadas, mas, no caso das maçãs fora de estação, o principal é lavá-las da maneira correta. Estudos mostraram que, se deixarmos as frutas na água com bicarbonato de sódio por 12 minutos, até os pesticidas são removidos. Desse modo, as maçãs ficarão completamente seguras para comer.
Toda pessoa tem seus próprios segredos para cozinhar e possui suas próprias tradições culinárias. Diga-nos quais truques você conhece para higienizar os produtos ou os alimentos preparados.

Conheça 8 frutas nativas do Brasil e seus benefícios à saúde

  • Nem todas as frutas populares aqui no Brasil têm origem no País. O mamão, por exemplo, é nativo do México. A laranja e a jaca, da Índia. Mas há algumas frutas hoje consumidas em todo o mundo que surgiram por aqui. E todas elas, além de deliciosas, fazem um bem tremendo à saúde.Neste post, o Incrível.club revela oito frutas nativas do Brasil que são bem fáceis de encontrar e também conta os benefícios que cada uma delas apresenta à saúde.Mas antes de partir para a lista, é importante saber que o consumo delas deve ser preferencialmente in natura. Sucos, por exemplo, são bem mais açucarados do que comer a fruta em seu estado natural. E claro que não contamos aqui doces destas frutas. A ideia é aproveitar ao máximo o caráter saudável de cada uma delas.

Abacaxi

Sei, você tambem tem uma preguiça tremenda de descascar abacaxi, né? Entendemos. Mas talvez a lista de benefícios à saúde deste camarada te estimule a consumir mais. Além de proteger contra doenças cardiovasculares e formação de pedras nos rins, ele também previne o surgimento da asma ou torna as crises mais amenas. Também reduz o risco de surgimento de câncer colorretal.

Goiaba

Sabe quem vai adorar se você passar a consumir goiaba com frequência? A sua pele. A fruta é repleta de antioxidantes e de vitaminas variadas. Isso faz com que retarde os efeitos do tempo e previna o surgimento de rugas. Estudos também mostram que o extrato da folha da goiabeira mata bactérias responsáveis pelo surgimento de espinhas.

Maracujá

Rico em vitaminas A e C, ferro e potássio, o maracujá é bastante rico em fibras, o que significa que seu consumo ajuda tremendamente na digestão e nos movimentos intestinais. Ele também é um importante amigo para quem sofre com pressão alta. Uma boa sugestão de consumo é misturar em meio a uma salada verde, como uma espécie de molho. Com semente e tudo.

Açaí

Esta delícia típica do norte do Brasil, principalmente do Pará, ajuda a manter controlados os níveis de colesterol — inclusive o Incrível.club já fez uma lista de alimentos amigos do colesterol. Um outro benefício é que ele ajuda a melhorar a circulação do sangue, o que faz aumentar o desejo sexual, principalmente entre os homens. Mas cuidado: nada de consumir com leite condensado, combinado?

Caju

Esta pequena delícia age na prevenção de doenças do sangue. Por acelerar a circulação sanguínea, o caju, rico em cobre, favorece a eliminação de radicais livres. A deficiência do metal pode levar a um quadro de anemia. A castanha, por sua vez, ajuda a manter controlados os níveis de colesterol. Mas sem abuso: apenas uma ou duas por dia!

Cacau

É ela mesma, a fruta usada para fazer o chocolate. O que explica um de seus principais benefícios: ele, grosso modo, gera felicidade. Por estimular a produção de serotonina, responsável pelo humor, o cacau “fabrica” alegria. Também previne a trombose, por causa da presença de uma substância chamada flavonol. A ingestão indicada é comendo as sementes, usadas para fabricação do chocolate.

Jabuticaba

Esta frutinha que tem a cara do Brasil é muito rica em vitaminas e colabora com a prevenção de diversas doenças, como asma e inflamação na amígdala e no intestino. Por conter bastante vitamina C, previne gripes e resfriados, além de ajudar a evitar anemia por ser rica fonte de ferro. Nós temos até um post falando exclusivamente de curiosidades a respeito da jabuticaba.

Guaraná

Primeiro, vamos combinar: os benefícios do guaraná não incluem refrigerantes, certo? Outro cuidado importante: por ter cafeína, ele anima, mas não se recomenda consumo em grande quantidade, pois pode causar ansiedade. Combinada com substâncias do corpo, a cafeína melhora o raciocínio e concentração. Além disso, estimula a renovação das células da pele e ajuda até na perda de peso.
Qual destas oito frutas é a sua preferida e como gosta de comê-las? Diga também pra gente quais são as que você conhece além destas e também são nativas do Brasil. Queremos o seu comentário!