Seja bem vindo ao Pratique Natureza!!!!!!!

Esse blog foi feito para quem esta interessado a mudar de vida, e ter uma vida saudavél e sustentavél, venha vizuali-ze curte e aproveite todo o conhecimineto e tenha uma vida boa!!!!

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Período de defeso vamos respeitar!!!

A SEMA COMUNICA QUE À PARTIR DE 01 DE NOVEMBRO DE 2017 ATÉ 28 DE FEVEREIRO DE 2018 , ENTRAREMOS NO PERÍODO DE DEFESO , EM RIOS,VÁRZEAS,LAGOAS, CÓRREGOS,RIACHOS,MANGUES . TODO MATERIAL SERÁ RECOLHIDO PELA FISCALIZAÇÃO, O INFRATOR SERÁ CONDUZIDO A DELEGACIA  PARA ABERTURA DE INQUÉRITO E MULTAS SERÃO APLICADAS CONFORME LEGISLAÇÃO VIGENTE.

Equipe da correição SFI

Boa noite a todos , o serviço de Correição que atua no município de São Francisco de Itabapoana , trabalha com uma equipe de dez profissionais, mas apoio de outras secretarias  , como atividades de apoio veterinário, localiza se na cobiça ,uma fazenda de sete alqueires, bem localizada, com vigia , e estrutura de pasto ,água ,cercamento, desembarque / embarque, cochos . O serviço está regulamentado por lei municipal , onde existe um controle como departamento na secretaria de meio ambiente e defesa civil. A apreensão de animais , muitos soltos propositalmente , são acautelados temporariamente , usando se um caminhão ( melhor do município ) e com rotas diárias , além do canal 24 h por dia. O animal passa por ficha técnica, avaliação de saúde, banho, aplicação de carrapaticida,e curativos , caso necessite.Durante o ano de 2017, foram acautelados 96 animais, todos identificados por fotos em arquivo digital e físico, onde o proprietário reconhece o animal , faz o pagamento da taxa , assina um termo de responsabilidade e retira o animal. No início desta gestão , governo Francimara encontramos " um lixo" dos gestores da pasta nos últimos anos, seis meses sem energia elétrica, um poço fétido, cercas caídas, sem portão, mourões podres, a casa do vigia em péssimas condições e insalubre, dormindo em cima de papelão ,o que logo foi solucionado com reforma , pintura, estabelecimento de eletricidade, troca de cercas , mourões , e limpeza do tanque de dessedentação de dois em dois meses com manutenção .Sendo assim ,o exposto por um blog , que até mesmo fugiu quando chamado no local tirando fotos, apresentou um mentiroso relato ,  e totalmente descabido , e até desnecessário querendo apresentar algo com um texto fraco de edição , até mesmo no português .Temos parceiros sim, muitos que nos auxiliam com cana,maniva, picadeira , e sempre estão ao nosso lado como amigos e procurando proteger os animais , que muitas vezes são largados em vias, após anos de serviços covardes puxando carroça de areia, entulho ou até esgotamento em pareja ,laço e fica uma oportunidade para a Câmara Municipal que tenhamos um Lei proibindo o uso de animais para tração ,como já acontece em várias cidades. Portanto, esse blogueiro simplesmente deu um tiro no pé ,porque temos tudo em sistema , e arquivo  de tudo que é praticado .E aqui deixo, para qualquer munícipe conhecer nosso curral e fazenda , só nos procurarem . O parceiro do dia é Andrade, com propriedade em Alegria dos Anjos, que sempre nos auxilia .Agradecer também na data de hoje que prestaram serviço veterinário Matheus Henriques e Paulinho da Secretaria de Agricultura .





Canoístas partem de Pádua rumo à foz do Paraíba do Sul

VIII Passeio Ecológico dos Rios Pomba e Paraíba do Sul começou nesta sexta-feira (17) e segue até segunda (20)
Grupo deixou Pádua nesta manhã e seguirá nas águas do Pomba e Paraíba do Sul até segunda (Foto: Divulgação/ ACAI)
    Durante quatro dias dezenas de canoístas vão percorrer quase 180 quilômetros, de Santo Antônio de Pádua à Atafona, passando pelo Rio Pomba e Rio Paraíba do Sul. A largada começou hoje em Pádua e a chegada na foz do Paraíba está prevista para segunda-feira (20).

   O evento, que recebe o nome de Passeio Ecológico de Canoagem, chega em 2017 em sua oitava edição. O objetivo é justamente chamar a atenção dos moradores para  a importância da preservação dos dois maiores rios do Estado. O lema é "Não faça dos Rios uma lixeira rolante". 

   Os canoístas deixaram a Praça da Beira Rio, em Pádua, hoje cedo e devem chegar a Portela ainda nesta noite. No distrito de Itaocara eles deverão ficar acampados até a manhã deste sábado, de onde partirão para Pureza. A chegada em Atafona está prevista para o final da tarde de segunda-feira (20), mas antes, haverá outras paradas em São Fidélis, Campos dos Goytacazes e São João da Barra (Barcelos).

Recuperação de áreas invadidas!!!

AÇÃO CONJUNTA GCMSFI,PMERJ MEIO AMBIENTE
 Por volta das 09:30 a GCMSFI foi solicitada pelo Biólogo NETO para dar apoio à secretaria de meio ambiente em uma operação em Gargau o local conhecido como Lagoa da Conceição Baiana onde está tendo uma grande invasão de area ambiental.. foram retiradas as cercas com mouroes e arames e uma estrutura improvisada de bar...
Participaram da operação a Secretária de Meio Ambiente,Defesa civil,GCMSFI VTR 227(Tavares e Cavalcante) e PMERJ VTR 54-6367 (Sgt's Facio e Souza Martins)DPO DE GARGAU.
Operação determinada pelo Ministério Público Federal (MPF)




Operação Alicate: Prefeitura de SFI desocupa 100 mil m² em áreas de preservação permanente

POSTADO EM 23/11/2017 16:50:00 POR: VNOTÍCIA




A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou nesta quarta-feira (22) a Operação Alicate, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, nas localidades de Barra Velha e Conceição Baiana, em Gargaú. O objetivo foi a retomada de espaços preenchidos por ocupações irregulares em área de preservação permanente (APP) no município, totalizando a desocupação de uma área de 100 mil m².

Segundo o secretário da pasta, Ilzomar Soares, a ação é demandada de diversos órgãos ambientais como Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Inepac, Iphan, Ibama, Marinha do Brasil, Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público estadual (MPE), atendendo a várias premissas e determinações por intermédio de Inquérito Civil Público (ICP) e diversas denúncias no Canal Verde pelo telefone 98161-6713.

“O problema atinge principalmente áreas de restinga, manguezal e margem de lagoa cíclica. Isso representa uma grande ameaça ao ecossistema, como por exemplo, a fragmentação de mata em várzea da borboleta da praia (Parides ascanius), descrita no livro vermelho do Ibama. A área alcançada de retomada passou dos 100 mil metros quadrados. Retiramos ainda 4 mil metros de arame farpado em cercas, 200 mourões, demolimos 30 alicerces e realizamos despejo de um quiosque instalado na beira do braço do Rio Paraíba do Sul. Durante a operação, uma pessoa foi notificada para apresentação de documentos”, ressaltou o secretário.

Soares destacou que a Operação Alicate é uma ação pontual, que deverá ser estendida a vários outros locais já mapeados, sem registro e destruindo espaços de interesse ambiental. “Vamos levar a operação para todo o município. Levantamos durante quase 11 meses cuidadosamente as áreas, estudamos os processos e permitiremos que as comunidades estejam seguras e tenham áreas retomadas para recuperação ambiental”, revelou.

Durante a operação, diversos moradores estiveram presentes acompanhando o serviço e elogiando a iniciativa da prefeitura. “Estamos construindo um novo município, próspero, ativo e para o século 21, garantindo sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Não podemos permitir que essas ocupações irregulares prejudiquem a fauna e a flora em SFI”, salientou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Soares mostrou gratidão com todos que colaboraram na Operação Alicate. “Agradecemos à Policia Militar, em especial aos policiais da 3ª Companhia de SFI e à equipe de plantão em Gargaú com os sargentos Souza Martins e Fácio; à Guarda Civil Municipal através dos agentes Tavares e Cavalcanti; e às equipes da nossa secretaria: Parques e Jardins, Correição e Defesa Civil”, finalizou o secretário.

Penalidades previstas – Quem ocupa áreas irregulares em APP está sujeito às penalidades previstas no Artigo 40 da Lei 9.605/98, cuja multa pode variar de R$ 50 mil a R$ 1 milhão, além de o infrator ser conduzido a Polícia Federal (PF).