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domingo, 24 de fevereiro de 2013


Preparativos para a construção da Ponte de São Francisco e São João da Barra a todo vapor

Capitania dos Portos visita local onde será construída ponte 







A marinha do Brasil através do sargento Neto e o cabo Emerson que atuam na Capitania dos Portos de São João da Barra, vistoriaram o local onde será construída a ponte que ligará São João da Barra ao limite dos municípios de Campos e São Francisco de Itabapoana, objetivando colher dados sobre o ordenamento do espaço aquaviário e segurança de navegação visando á elaboração de um parecer da Marinha dando o aval para que a ponte seja construída.

No local os representantes da Marinha anotaram a latitude e longitude englobando os dois lados das cabeceiras da ponte situadas em Caeta e próximo a Campo Novo, fizeram vários registros fotográficos e prepararam um relatório contendo diversas informações técnicas que serão repassadas para Capitania dos Portos de São João da Barra.

Acompanharam a vistoria, o engenheiro do DER / Norte Fluminense Ivan do Amaral Figueiredo, o subsecretário de Planejamento de São João da Barra Felipe Quintanilha, o coordenador da Defesa Civil de São João da Barra Adriano Martins e os engenheiros da Secretaria de Obras de São João da Barra Luiz Fernando e Carlos Augusto.

O engenheiro do DER/Norte Fluminense, Ivan do Amaral, declarou que está aguardando outros pareceres como o do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), da ANA (Agência Nacional das Águas) e de algumas secretarias do município de São João da Barra. “Após essa fase de liberação, que é considerado o último procedimento durante o processo de licitação, vamos realizar, provavelmente, na primeira quinzena de março uma visita técnica com a presença dos responsáveis técnicos das firmas que concorrerão à licitação com a finalidade de esclarecer todo o procedimento de construção da ponte”, explicou Ivan.

Segundo Ivan o projeto atual substitui o original que teve início em 1981, mas foi paralisado por questões ambientais. – Eram 7 km de viaduto passando em uma área que fica totalmente alagada no período de cheia do Rio Paraíba do Sul e a construção de um dique para determinados trechos seria inviável pela questão ambiental – comentou ressaltando que o atual é de 1344 metros e não vai interferir em nada na questão ambiental e será economicamente mais viável, além disso, a mudança de local de construção da ponte não vai prolongar muito a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, que aumentará em apenas 4,5 Km.

O engenheiro da Secretaria de Obras Carlos Augusto informou que já foram realizadas as sondagens do terreno para ver o dimensionamento dos pilares e a secretaria Municipal de Pesca já emitiu o Nada Opor. A certidão de conformidade de área informando que o traçado das cabeceiras está em Zona Rural será emitida em breve pela Secretaria de Obras. “O tabuleiro da ponte terá um comprimento de 1344 metros e uma largura de 16,20 metros englobando duas faixas de rolamento, duas faixas de acostamento e uma faixa de pedestre”, detalhou.

A ponte ligará a RJ 196 que inicia em Conceição de Macabu até Barra do Itabapoana na divisa com o Espírito Santo. Ligará também a RJ 240 trecho (Açu a Caeta) atravessando pela BR 356 a RJ 196.

“A distância da ponte até a praia de Gargaú será de aproximadamente de 19,5 Km e da ponte até Campos de 17,5 Km”, disse Ivan detalhando que a RJ 196 obedecerá o traçado de 12 metros de largura contendo duas pistas de rolamento e duas pistas de acostamento.

Em janeiro, o prefeito José Amaro Martins de Souza (Neco), esteve junto com o presidente da Fundação DER – Departamento de Estradas de Rodagem, Henrique Ribeiro, no Rio de Janeiro, para acertar detalhes para a construção da tão sonhada ponte. Depois de quase 30 anos, um novo edital para a construção da ponte que ligará São João da Barra aos limites dos municípios de Campos e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, foi lançado pelo Governo do Estado no último dia 14 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado do Rio. O modelo é de licitação pelo menor preço e o orçamento oficial ficou em R$ 124 milhões. A licitação vai acontecer no dia 25 de março e, segundo o Governo do Estado, o prazo de conclusão previsto para as obras é de um ano.

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